muuzinho-saide

Mouzinho de Assunção Oswaldo Saíde (Director Geral)

Actualmente Director Geral do Hospital Central de Maputo, licenciado em Medicina pela Universidade Eduardo Mondlane, Mestre em Saúde Pública, pela Universidade de Queensland na Austrália e Especialista em Saúde Pública.

Em 1991, no Distrito de Angónia, Província de Tete, foi Director do Hospital Rural de Ulongué e Director Distrital de Saúde. 

A nível provincial foi Director Provincial de Saúde na Província de Nampula e a nível dos órgãos centrais do Ministério da Saúde foi chefe da Repartição de Educação para a Saúde, Chefe do Departamento de Grandes Endemias (Malária, Tuberculose e HIV/SIDA) e Director Nacional de Saúde Pública.

Trabalhou na Organização Mundial de Saúde, como Oficial Nacional para a área de Atenção Integrada às Doenças da Infância. Em 2013 foi Director do Instituto Superior de Ciências de Saúde (ISCISA).

Foi Vice-Ministro da Saúde e porta-voz do Governo, de 2015 a 2017.

É docente de cadeiras de Saúde Pública em cursos de Licenciatura e Mestrado, tem artigos científicos publicados e já participou em várias conferências e palestras a nível nacional e internacional.

Foi Presidente do Comitê do Programa, Orçamento e Administração da OMS e Vice-Presidente do Conselho Executivo da OMS em Genebra. 

É membro do Conselho de Administração da Fundação Ariel Glaser, de luta contra o SIDA Pediátrico, Presidente do Conselho de Administração do Centro de Coordenação para a Saúde (CCS), membro da ACTIVACO (ONG de luta contra a Tuberculose), membro da Associação Success Moz, membro da Associação Moçambicana para a Saúde Global, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Manhiça, membro do Colégio de Saúde Pública da Ordem dos Médicos de Moçambique