A Unidade da Dor e Cuidados Paliativos é um Serviço que presta cuidados de saúde a doentes com dor crónica oncológica e não oncológica em ambulatório ou hospitalizados no Hospital Central de Maputo.

Na consulta da Dor, para além dos doentes observados em ambulatório e em regime de internamento nos diversos Serviços do Hospital (Interconsultas), são feitos outros procedimentos clínicos como infiltrações epidurais, ponto gatilho, ozonoterapia, bloqueios nervosos periféricos e acupunctura.

São realizadas também algumas técnicas de medicina tradicional chinesa em parceria com o Departamento de Medicina Tradicional do Ministério da Saúde.

Em setembro de 2019, iniciou-se com as consultas de Cuidados Paliativos. As mesmas decorrem em simultâneo com as consultas de dor e no mesmo período. Com a sua introdução, pretende-se melhorar a abordagem holística numa primeira fase de pacientes oncológicos, com maior ênfase para o domicílio.

Área de Formação:

No âmbito desta actividade são realizados cursos de capacitação, palestras, seminários em Dor e Cuidados Paliativos dirigido a pessoal médico, de enfermágem, estudantes, para os diversos níveis profissionais com objectivo de complementar os seus conhecimentos na avaliação e tratamento da dor e introduzir o conceito de cuidados paliativos. Também serve de campo de estágio para médicos residentes, estudantes superiores e médios em Anestesia.

Área de Investigação:

Para além de pesquisa nos doentes que frequentam à Unidade de Dor e Cuidados Paliativos (estudo de caso), elaboração/aplicação de protocolos de investigação para melhor conhecimento da entidade dor na população ou em grupos destes.

Área social:

Na área social são feitas consultas sociais, chamadas telefónicas aos pacientes e familiares permitem fazer actualizações do arquivo, sabendo quantos doentes existem facilitando desta forma a melhoria da estatística no que diz respeito aos óbitos, e programação eficiente das visitas domiciliárias e intervenção junto a família e comunidade.