É um departamento clínico de ensino pré e pós-graduado para diferentes categorias de profissionais de saúde e dedica-se ainda a investigação científica.

O Departamento de Pediatria é constituído por 10 serviços nomeadamente: Cuidados Intensivos; Urgência Pediátrica; Cirurgia Pediátrica; Lactentes; Hemato- oncologia; Doenças Gerais; Doenças de Infectocontagiosas; Pneumologia; Neonatologia e Consultas Externas.

Além destes serviços, tem as seguintes subespecialidades: Cardiologia Pediátrica; Neurologia Pediátrica, Nefrologia Pediátrica, Hemato-Oncologia Pediátrica e Pneumologia Pediátrica.

O Departamento realiza alguns exames como: Ecografia Cardíaca, Fibroscópica,

Além dos serviços acima citados, existem serviços integrados nomeadamente: Farmácia, Laboratório e Radiologia, funcionando ininterruptamente com excepção do serviço de Radiologia, que funciona das 7h ás 19h.

É um Departamento de referência a nível nacional destacando nas suas actividades assistenciais, de diagnóstico, tratamento e reabilitação de doenças da infância em regime de internamento e ambulatório; controle do crescimento e de desenvolvimento das crianças e também participa em actividades de promoção da saúde das crianças e adolescentes e prevenção das doenças da infância.

Actividade científica e de pesquisa

  • Tem um Núcleo de Pesquisa
  • Realiza actividades de pesquisas multicêntricos a nível internacional
  • Participa na realização de trabalhos de pesquisa da instituição e em colaboração com outras instituições. EX: Centro de investigação da Manhiça, Instituto Nacional de Saúde.
  • Tem vários trabalhos de investigações publicados em revistas nacionais e internacionais. 
  • Participa regularmente em reuniões científicas nacionais e internacionais com trabalhos de pesquisa.
  • Discute casos clínicos, óbitos, artigos de revisão bibliográfica no departamento e com participação de colegas de outros Departamentos.

Cooperação

Colabora com a Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane, Instituto Superior de Ciências de Saúde, Universidade de Califórnia Los Angeles, Instituto de Ciências e Tecnologia de Moçambique.

Possui uma sala de aulas (Sala Hospitalar) que proporciona aulas as crianças com idade escolar internadas por longo período de tempo com apoio de escala Primária de 3 de fevereiro.

Proporciona ainda actividades lúdicas as crianças internadas coordenadas por uma Educadora de infância.