É um departamento clínico vocacionado ao tratamento de patologias do aparelho particular, tendões e nervos periféricos, desde a congênita, adquirida, degenerativa, traumática, infecciosa e tumorais.

Oferece ainda ensino pré e pós-graduado para diferentes categorias de profissionais de saúde e dedica-se também a investigação científica.

Oferece os seguintes serviços: Tratamento conservador e cirúrgico das patologias do foro, segundo às indicações clínicas, cirurgias de ponta como as osteossínteses de fracturas minimamente invasivas com recursos ao uso de intensificador de imagem, cirurgias em mesa ortopédica, artroplastias de anca e joelho, bem com a cirurgia da coluna vertebral.

Dispõe ainda de serviços de urgência, (traumatologia) por 24h (vinte e quatro horas) / dia, incluindo cirurgias de urgência   durante os 365 dia do ano.

Para alem do atendimento ao paciente adulto, maior de 18 anos (paciente já com naturalidade esquelética), tem um serviço de atendimento ao paciente pediátrico, dos Zero aos 17 anos (paciente ainda sem maturidade esquelética) e uma subespecialidade de cirurgia da mão.