cesaltina-lorenzoni

Cesaltina Lorenzoni (Directora Cientifica e Pedagogica)

Médica patologista com experiência em pesquisa, docência e gestão formada pela Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane e pelo  Hospital Central de Maputo.

É Professora Auxiliar na Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane, desde 2004  e regente da disciplina de Anatomia Patologia dos cursos de Medicina Geral e Dentária no Instituto Superior de Ciencias e Tecnologia de Mocambique – ISCTEM, desde 2005. É docente no Instituto Superior de Ciencias de Saude de Maputo – ISCISA desde 2013 e exerce tambem funções de Diretora do Curso de Anatomia Patológica.

Tem experiência em gestão como chefe do Programa Nacional de Controlo do Cancro no Ministerio da Saude MISAU  desde 2014, e Anatomia Patológica desde 2013.

É Mestre em Saúde Pública em Epidemiologia do Cancro pela Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane, Mestre  em Planificação Estratégia de Programas de Saúde na área do Cancro pelo Instituto Nacional do Cancro dos Estados Unidos da América-NCI, Doutorada em Saúde Internacional, em Epidemiologia Translacional de Cancro pela Universidade de Barcelona, Espanha.

Tem 50 artigos publicados em revistas de páres maioritariamente na área do cancro (prevenção, diagnóstico, políticas, sistemas de informação e registos)

Tem capítulos publicados em dois livros  (African Cancer Registry  Network,IARC ,WHO e União Internacional do Controlo do Cancro (UICC)).

Lidera projectos de pesquisa com instituições internacionais, é membro do Comité de Educação, Treino e Pesquisa da maior Organização  Africana de Cancro (AORTIC), 2020-2022.

Recentemente eleita para o Comitê Executivo do Presidente  da Organização Africana de Treino e Pesquisa em Cancro em representação dos PALOP’s.

Presidente da Associação de Luta Contra o Cancro de Moçambique (ALCC).