Departamento De Gestão De Qualidade E Humanização

Tem por finalidade, garantir que o utente tenha um atendimento de qualidade e humanizado, assegurando que os seus direitos e deveres sejam respeitados.

Visa ainda garantir a criação de estratégias de difusão, monitoria e fixação das Normas, Directrizes e Protocolos das diferentes áreas no Hospital.

Gere as reclamações, sugestões, denúncias e elogios formulados pelos utentes no que tange à organização e funcionamento dos serviços e/ou sobre o comportamento dos funcionários; partilha as exposições orais quando o utente/doente não o possa fazer e garante a retro-informação, servindo-se para tal, de 73 Livros, 65 caixas de Reclamações sugestões, denúncias e elogios, e uma ouvidoria.

A ouvidoria, é um canal pelo qual de forma presencial, o utente e/ou funcionários podem tirar suas dúvidas, registar suas reclamações, sugestões ou fazer elogios relacionados ao atendimento ao nível do Hospital.

O atendimento é realizado presencialmente de segunda a sexta-feira, excepto feriados, das 7:30min as 15:30min e pelo seguinte contacto telefónico: 258 (21) 310050.

Departamento De Controle Interno

O Departamento de Controlo Interno, é o sector que intervém na Inspecção e Auditoria dos processos de arrecadação, cobrança e utilização dos recursos públicos e abrange as respectivas normas e procedimentos.

No âmbito das suas competências, faz a verificação da aplicação dos procedimentos estabelecidos e o cumprimento da legalidade, regularidade, economicidade, eficiência e eficácia tendo em vista a boa gestão na utilização dos recursos postos à disposição do HCM.

Departamento De Tecnologias De Informação

O Departamento de Tecnologias de Informação e Comunicação é O sector responsável pela gestão, manutenção da infraestrutura de rede e do parque informático do hospital.

Departamento De Comunicação E Imagem

O Departamento de Comunicação e Imagem tem as seguintes funções:

  • Divulgar a missão, visão, acções e objectivos estratégicos do HCM;
  • Divulgar os serviços prestados e respectivos custos, bem como os factos mais relevantes da vida do HCM e de tudo quanto possa contribuir para o melhor conhecimento da instituição;
  • Assessorar tecnicamente a Direcção na sua relação com os órgãos de comunicação social;
  • Participar nas missões publicitárias das actividades do HCM, através da imprensa;
  • Planificar e desenvolver uma estratégia integrada de comunicação e imagem;
  • Contribuir para o esclarecimento da opinião pública, assegurando a execução das actividades da comunicação social na área de informação oficial;
  • Promover, no seu âmbito em colaboração com os demais sectores, a divulgação dos factos mais relevantes da vida do HCM e de tudo quanto possa contribuir para o melhor conhecimento do Hospital pela sociedade moçambicana;
  • Promover a interacção entre a Direcção e o público interno;
  • Promover bom atendimento público interno e externo;
  • Coordenar criação de símbolos e materiais de identidade visual do HCM;
  • Gerir outras actividades relacionadas com a divulgação e publicidade;

Comité De Cogestão

É uma estrutura mista composta por Gestores de Unidades Sanitárias, funcionários e membros da comunidade com a finalidade de fortalecer a prática do Atendimento de Qualidade e Humanizado no Hospital Central de Maputo.

Composição:

  • Membros da Direcção do HCM;
  • Coordenação e Secretariado,
  • Representantes do Município,
  • Líderes Comunitários,
  • Líderes Religiosos,
  • Organizações sociais,
  • Medicina Tradicional,
  • Jornalistas,
  • Parceiros,
  • Amigos do Hospital Central de Maputo,
  • Padrinho do Hospital Central de Maputo.